Desenvolvimento (In)Sustentável

sábado, 31 de maio de 2008

| | |
Usando o soneto 18 de Camões para reflexão.

Hoje em dia, nossos ouvidos estão acostumados a ouvir sobre "avanço tecnológico", "novas descobertas científicas", e isso nos aparenta ser bom.
Sim, alguns desses avanços são efetivamente avanços, com o que esperamos da palavra, ou seja, algo que nos ajudará, sem prejudicar o ecossistema.
Mas grande parte desses ditos "avanços" são passos pra trás. Muitas vezes o homem descobre certas coisas que não nos levam pra frente, só nos puxam em direção ao retrocesso. E, com retrocesso, quero dizer um pseudo-avanço, como um passo pra frente, mas com 3 pra trás, porque o homem descobre uma coisa, mas esta coisa prejudica o meio ambiente, e, como o homem depende do meio ambiente, descobre uma coisa que o prejudica e anuncia isso como? "Avanço"
Se este é o passo do avanço, não quero nem imaginar o destino...Porém ele é certo.
Esperamos que concluam efetivos avanços, que condizam com nossa esperanças: Um desenvolvimento sustentável, uma evolução com melhorias da qualidade de vida sem prejuízos à qualidade ambiental, pois, afinal, qualidade de vida e condições ambientais andam juntos e são diretamente proporcionais.

Vivemos na espera do desenvolvimento sustentável, para não vivermos na espera do fim iminente, pois esse é o princípio humano da esperança.

0 conselhos: