Está na hora do comerciaaaal... "Peixonauta"

sexta-feira, 5 de junho de 2009

| | |


Faço aqui uma merecida, na minha opnião, pausa para apreciar o espetáculo que é esse desenho infantil: "Peixonauta". Pode até parecer besteira, mas já me explico e vocês, de certo, entenderão meus motivos.
Peixonauta é um peixe-detetive que, junto com Marina e Zico, uma menina de oito anos e um macaco, resolve variados casos, a partir das postas informadas por uma bola multicolorida, a pop.
BOm, onde está, então meu fascínio?
Primeiramente, o desenho prima pela estrutura lógica de raciocínio, onde as pistas vão, no futuro, solucionar os casos, o que faz com que as crianças comecem a treinar, desde cedo, um certo esquema de raciocínio lógico.
Segundo popnto latíssimo do espetáculo é que a bola, pop, só libera as pistas depois que os agentes repetem um ritmo que ela faz. Por exemplo: batida, pausa, batida, pausa, batida, batida, batida. Quem já teve alguma experiência musical entende o que estou falando: compasso e tempo! As criancinhas começam a tomar, por repetição, uma idéia de ritmo, compasso e tempo!
Depois, tem um lado muito legal do desenho que é o respeito pelo meio ambiente: os casos, em suma maioria, envolvem problemas ecológicos, ou então mostram um variado cenário cheio de grama, ávore, pássaros, (o próprio personagem principal e um coadjuvante são animais), o que instila nas crianças um sentimento de preservação do meio ambiente muito grande, subliminarmente.
Agora, uma das coisas que mais me motivou a entrar aqui e escrever isso foi a m´sucia de abertura. Pirei quando ouvi.
Em contrariedade aos desenhos maericanizados que vemos por aí, Peixonauta é um desenho brasileiro, cuja abertura possui um ritmo muito brasileiro: com direito a triângulo e tudo! A música lembra muito as cantigas populares brasileiras, com um ritmo sinceramente gostoso de ouvir. E as cirnaças gostam e cantam e isso É MARAVILHOSO: As crinaças, por vontade própria, passam a valorizar a cultura nacional, seu tirmo, suas batidas, seu estilo!
Por isso, sinceramente agradeço aos criadores dessa série, Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, e dizer que me sinto mais tranquilo ao saber que a geração futura tem a possibilidade, embora, infelizmente, não seja acessível a todos, de assistir a esse show!
Para quem quiser saber mais: http://www.discoverykidsbrasil.com/personagens/peixonauta/educacional/ e http://vejasaopaulo.abril.com.br/revista/vejasp/edicoes/2115/fenomeno-peixonauta-473702.html

http://www.youtube.com/watch?v=fsajaE-tKwI


Recomendo que vejam...

0 conselhos: