Colação - Silvio

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

| | |


Foi muito difícil resumir em poucas palavras o sentimento que temos pelo senhor. Seria talvez “Agradecemos imensamente a oportunidade de ter tido aula com um mestre, um educador, um filósofo, uma pessoa maravilhosamente instigante.” Mas isso seria seco demais, curto demais, frio demais.
Viemos hoje homenagear um grande ser humano. Uma pessoa que nos ensinou não apenas os pKa’s, os alfas de HL, os Kf-mil linhas, as curvas de titulação e a zona de viragem do eriocromoT. Não, isso foi uma parte realmente importante, mas as principais lições da sua aula foram aquelas outras. Eu juro que deveria ter anotado em algum cantinho da página algum de seus discursos, porque eram lindos.. Verdadeiras lições de vida.
Eu ficava vidrado em cada palavra que o senhor nos dizia, sobre o EDTA, porque ia cair na prova; ou sobre a vida, sobre o aprender. Lembra, quando o senhor dizia que a gente aprendia pra esquecer, mas relembrar mais facilmente quando fosse preciso? Então, tudo era fantástico.
A instituição, infelizmente, está às beiras de se despedir, com a sua aposentadoria iminente, de um dos seus melhores educadores. É claro que faz parte de um processo natural de renovação, mas não podemos deixar de nos sentir privilegiados. Tivemos a honra de ter aula com Silvio Soriano, uma pessoa que, sem tirar o pé do chão, acredita nos sonhos, acredita na importância primária do saber e do conhecimento na vida do ser humano. Afinal, sem a sede pelo conhecimento, sem a avidez por explicações, seremos eternamente apertadores dos botões que a vida nos oferece. E posso dizer que o senhor transmitiu esse sentimento tão bonito para nosso coração. (Aliás, ficamos sedentos pelo prometido discurso final de Quanti II que todos dizem ser o mais tocante.)
Por fim, em resumo, agradecemos imensamente a oportunidade de ter tido aula com um mestre, um educador, um filósofo, uma pessoa maravilhosamente instigante. Muito obrigado, Silvio, pelo ser humano que o senhor é, e por todos os ensinamentos que nos transmitiu.

0 conselhos: